A ciência que estuda o comportamento dos animais chama-se Etologia e dentro dela está o estudo da psicologia dos cães. Os cães, assim como os gatos e outros animais domésticos, são inteligentes e afetuosos com relação à espécie humana. Entenda o significado de suas ações para melhor se relacionar com eles e as razões para conhecer a psicologia canina.
1 – Aprenda a falar com seus cães
Quanto mais você estabelecer um contato com os cães, mais eles entenderão e poderão se comunicar com você. Os animais falam por si mesmos, através de gestos e outros modos de comunicação como a vocalização entre outros, é preciso observar com atenção e entender que cada animal tem um jeito de dizer o que está sentindo.
Ao estar sempre atento com os seus animais de estimação, com certeza você aprenderá como se comunicar com eles através do tom de voz, dos gestos e da expressão do olhar. Observe sempre e esteja atento a quem você ama.
2 – Saber os sintomas de dor e enfermidades
Os animais não podem verbalizar quando estão sentindo angústia, solidão, dor ou outro sintoma físico ou psíquico de estresse ou outras doenças. Portanto, é preciso que quem seja seu tutor, esteja de olhos abertos e com toda a sensibilidade possa entender quando algo não vai bem.
A dor é um mecanismo universal de defesa que todos os animais possuem. Todos os animais sentem dor e fogem desse sentimento, por isso é importante estar sempre presente na vida de nossos animais de estimação, pois eles precisam de cuidado e podem estar sentindo coisas e nem podem dizer, temos que descobrir.
3- Para ter certeza se você quer ser tutor de um cão
Antes de ter um amigo canino como animal de estimação, é importante entender um pouco do que eles pensam. Os cães são animais de matilha, vivem em grupo e têm sempre um líder com o qual querem seguir eternamente.
Eles veem no ser humano um amigo e companheiro de jornada. Se os gatos, por serem felinos, são mais independentes, embora sejam de igual forma afetuosos, os cães são muito dependentes do ser humano.
É o jeito deles, cada animal tem o seu jeito e modos de comportamentos. Devemos respeitar os animais, cada um tem seu modo, não devemos criticar o jeito de ser deles. Mas devemos pensar se podemos adotar um animal e arcar com as responsabilidades, inclusive afetivas, de se ter um bicho de estimação.
Os cães precisam de atenção, precisam sair para passear, e fazem necessidades em horários específicos e em locais específicos, portanto é preciso saber se adaptar ao comportamento deles e saber se você está pronto para ter um cão. Pois este animal sofre muito quando negligenciado.
4 – Conhecer sobre o mundo dos cães é fascinante
Saber como é a vida dos animais que escolhemos para viver conosco é maravilhoso. Pois estamos adentrando em um mundo diferente, um outro mundo, de comunicação e afeto. Os animais de estimação só nos trazem momentos felizes, nos amam de forma incondicional.