As Diferentes E Traços Comuns De Personalidade Felina

 


Os felinos são animais de intensidade de seu temperamento. Para aprender a desfrutar das diferentes personalidades de seu gato, é importante conhecê-las e respeitá-las.

Quem convive com esses animais se dá conta das emoções que eles são capazes de expressar através de sua própria linguagem. E a ciência já oferece algumas provas da inteligência felina. Cientistas de todo o mundo se dedicam a estudar o comportamento dos gatos e de seus donos.

Foram utilizados mais de 200 gatos em uma combinação de testes para traçar as principais características de sua personalidade, e para facilitar e reconhecer as personalidades de seu gato, há alguns passos muito úteis.

GATO-HUMANO

São os felinos que apresentam maior nível de socialização com os seres humanos. É muito cômodo para eles compartilhar o ambiente com seu dono, e até com novas pessoas. Adoram mimos e passam bastante tempo ronronando junto a seu dono.

GATO-GATO

Para estes animais, é mais fácil conviver e se integrar com outros gatos. Possuem um nível moderado de dependência em relação a seu dono, já que contam com a companhia suficiente de seus semelhantes.

GATO INQUISITIVO

São gatos que demonstram muita curiosidade em suas ações. Estão sempre explorando o território, e costumam ser desconfiados frente a novas pessoas ou novos animais.

Há que se ter muito cuidado para que eles não se sintam ameaçados e reajam agressivamente. Também é importante educá-los corretamente para uma ótima convivência.

GATO CAÇADOR

Muitos gatos apresentam um instinto caçador bem aguçado. Costumam exibir suas pequenas presas a seus donos como forma de afeto. Estes animais precisam de exercícios constantes para estimular corpo e mente.

GATO BRIGUENTO

Esta é a personalidade mais conhecida dos gatos. A que gerou a fama deles de indiferentes em relação a seus donos. Na verdade, estes animais são independentes e gostam de ficar sozinhos, assim como os grandes felinos. Expressam seu afeto de outra forma que não pedindo carícias.

Os estudos realizados demonstraram que existem certos traços de personalidade comuns a todos os gatos analisados.

INDEPENDENTES

É verdade que os gatos costumam ser bem mais independentes do que os cães. É um traço característico dos felinos.

DESAFIADORES

Não é nada fácil domar um gato. Em alguns casos, até o processo de socialização profissional é lento. Mas há que se reconhecer o magnetismo da personalidade de um felino. São desafiadores, mentalmente ativos e muito inteligentes.

TERRITORIAIS

Nesse aspecto também superaram os cães. Os gatos são extremamente territoriais. Ainda que convivam facilmente com humanos e outros animais de estimação, preferem ter seu próprio espaço respeitado.

É importante ter cuidado ao introduzir outro animal de estimação ou um novo integrante familiar no lar. Os gatos podem se tornar ariscos e agressivos, caso o processo de socialização não seja feito adequadamente.

NOTÍVAGOS

O metabolismo dos gatos é mais ativo à noite. Trata-se de outra característica herdada dos felinos. É muito comum que o bichano comece a caçar, ou que queira brincar após o pôr do sol. Podem dormir por quase toda a manhã e tarde.

HIGIÊNICOS

Os gatos não são grandes fãs dos banhos com água. No entanto, são extremamente higiênicos. Também muito responsáveis pela limpeza de seu próprio corpo.

Aos donos de gatos, cabe apenas o papel de manter limpos os espaços destinados ao pequeno felino. Não se deve misturar os recipientes de alimentação com a caixa de areia. Também não devemos nos esquecer de que eles jamais dormem ou se alimentam em um ambiente sujo.

ASSIM COMO HUMANOS...

É importante entender que nenhum gato, assim como o humano, não se encaixa em uma só categoria. Na verdade, cada personalidade é formada por doses diferentes desses traços – um fenômeno que não é só especulação teórica, mas possui bases científicas bastante sólidas.

Por outro lado, se um gato velhinho não pontuar em extroversão, pode ser sinal de que ele está com problemas cognitivos ou de coordenação motora, associados à idade avançada. Ou seja: a aparente curiosidade, na verdade, é uma arma de diagnóstico importante para veterinários.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem