Cachorros Podem Ter Problemas Psicológicos?


Cada vez mais que se prolonga esse convívio entre cão e homem, começamos a perceber que os cães são muito parecidos com os humanos em vários aspectos. Por exemplo, você sabia que
cães podem ter problemas psicológicos?

É isso mesmo, se o seu cãozinho está meio para baixo ou apresentando comportamentos que não são característicos dele, pode ser que o seu pet esteja sofrendo de uma das doenças psicológicas que os cães podem ter.

Então, se o seu pet está apresentando alguns sintomas estranhos pode ser que ele esteja passando por uma das fases das doenças psicológicas. Então, sim, cães podem ter problemas psicológicos. Abaixo, vamos falar sobre algumas doenças que seu cão pode desenvolver.

Aproveite as informações para evitar o surgimento dessas doenças no seu pet e até saber como identificá-lo no seu cão.

FOBIAS

Assim como os humanos, os cães também desenvolvem fobias a certas situações ou pessoas. Essa fobia normalmente vem de algum episódio do passado que acabou traumatizando o cachorro.

Por exemplo, muitos cachorros têm medo vassouras, o pode indicar que algo que aconteceu no passado com este instrumento que deixou o cão traumatizado. Isso é um caso comum nos cães que são resgatados de lugares onde foram maltratados.

E, assim também como nos humanos, é muito difícil fobias, mas existem tratamentos que diminuem as reações a elas.

Outras coisas que podem causar fobia no seu pet são: barulhos fortes - normalmente de rojões ou trovões -, assim como o abandono, principalmente se o cão já passou por algo parecido no passado.

DEPRESSÃO

Cada vez mais comum nos humanos, a depressão também é uma das doenças que afetam os cães, uma das mais comuns. Os cachorros estão propensos a doenças como essas porque eles são naturalmente animais emotivos.

A depressão, assim como as fobias, é uma situação difícil de reverter no cachorro. Quando o cão sofre com esse tipo de doença, ele começa a agir de forma tão desinteressada que ele chega a parar de comer, o que leva à desnutrição, e, em casos sérios, até mesmo a morte do pet.

Além desse desinteresse, o cão que apresenta um quadro depressivo pode desenvolver outros sintomas: dorme quase o dia todo, não faz nenhuma atividade física, não responde a qualquer carinho ou estímulo, não sente prazer em nada e começa a se lamber compulsivamente.

Se você notar alguns sintomas em seu pet, é importante levar ele ao veterinário o mais rápido possível. Você com certeza não vai querer esperar até que ele pare de comer para tomar alguma providência a respeito, ainda mais agora que você sabe que cães podem ter problemas psicológicos.

Os cães podem ter problemas psicológicos, então fique atento a qualquer comportamento que não seja típico do seu animal. Ele pode estar lhe dando sinais de que algo está errado com ele.

E claro, se preocupe também em dar carinho para ele, uma vez que, para animais tão emocionais, a falta do seu carinho pode evitar alguns dos problemas psicológicos caninos.

ESTRESSE CANINO

De acordo com John Bradshaw, professor da Universidade de Bristol, Reino Unido, os cães preferem que as coisas sejam previsíveis.  Quando algo se torna irregular, procuram uma nova alternativa. E se não sabem de forma consistente o que vai acontecer, podem ficar estressados, tornarem-se agressivos ou medrosos, acrescenta o cientista. “Os cães cujos donos são inconsistentes geralmente têm problemas de comportamento”. Além disso, é cada vez mais evidente que os cães são mais inteligentes do que se pensava, mas – diz Bradshaw – sua inteligência é muito diferente da nossa.

O próximo passo é descobrir como a domesticação influenciou a inteligência dos cães. “Os cães são sensíveis ao comportamento humano, mas têm menos preconceitos”, diz ele. “Eles vivem no presente, não refletem sobre o passado de forma abstrata ou planejam o futuro”. E quando eles se deparam com uma nova situação, acrescenta, reagem com o que está lá, “em vez de pensarem profundamente sobre o porquê”. 

Segundo Brian Hare, co-fundador da Dognition, um serviço para os donos avaliarem a inteligência de seu animal de estimação, os cães não estão ouvindo sem pensar quando indicamos algo, como este estudo mostra. “Eles avaliam a informação que lhes damos baseados, em parte, sobre quão confiável é a pessoa em ajudá-los a atingir suas metas”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem