Como Lidar Com Cães Indisciplinados


Alguns cães causam dores de cabeça aos seus donos.  Os mais indisciplinados costumam ser mais teimosos, não aceitam ordens e ainda são bagunceiros. Muitas vezes o dono desiste até mesmo de fazer algum tipo de treinamento com eles. 

O maior problema é a falta de compreensão, e de como tomar atitudes de domínio ao cão. Isso não tem nada a ver com agressão, o que é errado. 

O fato de dominar envolve controlar melhor o seu cachorro, e fazer o que o dono deseja que eles façam em situações determinadas. Se for bem trabalhada essa personalidade com os cães, é possível que os animais indisciplinados se tornem cachorros mais obedientes.

ENTENDA O COMPORTAMENTO DO SEU CÃO PARA INICIAR O TREINAMENTO

Existem alguns sinais que indicam o comportamento dominante do animal. São em situações como quando ele puxa a coleira, late ao receber alguma ordem, pula sobre os móveis e as pessoas, urina em objetos para marcar território, mastiga tudo o que encontra pela casa, assim também como não atender a comandos mais simples.

Ao se perceber um comportamento indevido, já é a hora de começar a treiná-lo. Quanto mais cedo for o início deste treinamento, mais rápido eles vão se adequar às atitudes que eles devem seguir.

COMA ANTES QUE O CACHORRO

Uma mostra de passividade no comportamento de um cão é este ser o último a comer no momento das refeições. O líder de uma matilha é sempre o primeiro a fazer sua refeição em um grupo de cachorros. Você precisa fazer com que os animais esperem enquanto se alimenta, para que eles entendam quem ocupa a posição de liderança no local.

PEÇA PARA OS ANIMAIS SE SENTAREM AO PREPARAR A COMIDA DELES

Cachorros indisciplinados costumam empurrar seus donos e começam a comer antes que estes os autorizem. Um passo importante para controlá-los é os obrigar a se sentar no momento em que pegar as tigelas. Eles vão passar a entender que é você quem dita as regras.

VOCÊ PRECISA MOSTRAR QUE É QUEM MANDA NO SEU CÃO

É preciso se estabelecer como o líder, para que ele perceba estar uma posição abaixo de você. Os cães não costumam ver seus donos como seres humanos, mas sim como outros cães. 

Poderá começar agindo com firmeza, mas sem ser rude, dando comandos claros para que ele entenda o que quer. E vai fazendo estes comandos até que os animais percebam o que tem que ser feito, e assim obedecerem.

FAÇA-OS ESPERAR PASSAR POR UMA PORTA

Um animal de comportamento indisciplinado costuma invadir as portas e ser sempre os primeiros a passar por uma porta. Nesta dica, você precisa ser o primeiro a passar por uma, para que eles percebam que não podem mais agir como dominantes.

DICAS ESSENCIAIS PARA O SEU CÃO SER BEM COMPORTADO

Lidando com um cachorro indisciplinado, você vai conseguir fazer com que ele se comporte melhor. Assim, ele será mais simpático com seus donos e também com as pessoas que conviver.

Vamos aqui tomar a liberdade de citar um trecho da obra do veterinário e nosso amigo Evander Bueno de Lima, “Guia de Comportamento Canino: O problema de seu cão pode ser você” (Ed. Todas as Musas, 2016, página 41:

Para isso, temos que educá-lo bem e ensinar a ele o que pode e o que não pode ser feito de forma ativa. É preciso colocar em prática a Lei do Efeito, por meio de vários exercícios que vão guiar as suas ações e ajustá-lo à rotina da casa. O mesmo pode ser dito quando ao seu comportamento, pois o meio em que se vive sempre terá uma enorme influência no molde do seu carácter.

Algumas coisas jamais podem ser feitas na educação do seu animal. Então, antes de começar a educá-lo, preste muita atenção nos seguintes pontos:

- Não use frases longas, isso vai deixá-lo confuso. Utilize palavras curtas e sempre as mesmas para as mesmas ações:

- Ao repreendê-lo, não diga seu nome. Por exemplo: “Tob, seu feio, não faça isso”. Lembre-se de que o cão tem raciocínio associativo. Se repreendido ouvindo o seu próprio nome pode fazer com que ele construa uma personalidade insegura. Imagine que ele ouça: “Tob, não faça isso, mas também escuta: “Vem cá, Tob, meu querido”. “Tob” passa a ser a palavra a qual ele fixará, mas sem saber o que vem depois. É muito comum ver proprietários chamando seu cão e a mesmo relutando para atender até que perceba se vai receber uma ação aversiva ou não. Em contrapartida, quando for recompensá-lo ou agradá-lo, repita bastante seu nome, pois isso ficará fixado como algo positivo. Assim, ele virá sempre que for chamado.

“Como dissermos, e nunca é demais repetir, para educar o animal, precisamos fazer com que ele se adapte a casa e às pessoas e não ao contrário”, acentua Evander Bueno de Lima em sua obra.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem